O Silêncio e a Celebração combinam?

O Silêncio e a Celebração combinam?

 Por Moacir Rossetti

Reprodução de franciscanas.org.br/noticias/o-silencio-de-jesus-para-vencer-o-odio/
  Silêncio na Celebração? Mas, a animação não é importante? E
 as músicas animadas? E um comentarista/animador bem “animado” (parece até um pleonasmo), também não é importante? Primeiramente penso que é importante entendermos a origem da palavra animação, que vem do latim, “anima”, que, dentre outros significados, quer dizer alma ou sopro de vida. Portanto, algo animado é algo que dá vida e que fortalece nosso espírito.
    Pois bem, vamos falar sobre o silêncio e mais na frente voltamos a saber se ele tem relação com a animação ou não. O silêncio também tem sua raiz no latim e significa ficar quieto, evitar ruídos. Dessa forma, fazer silêncio é evitar ruídos, não só exteriores, mas evitar, inclusive, os ruídos interiores. Vivemos tempos em que o silêncio é evitado e os ruídos são exaltados. Tempos em que o Spotify e o Deezer (aplicativos de música) estão sempre ligados quando não temos “nada” para fazer, nos intervalos entre uma coisa e outra, dentro do carro etc. Qual o tempo dedicado ao silêncio e à contemplação daquilo que é a vida? A vida está passando por nós ou nós a estamos experimentando na sua completude? Por vezes, levamos essa vida ruidosa para dentro de nossas Celebrações da Palavra/Eucarística. Queremos música em todas as brechas, queremos que o padre, o ministro ou o comentarista preencha todos os espaços “vazios” dentro da liturgia. De fato, não há espaços vazios dentro da liturgia. Há momentos propícios de silenciar os ruídos externos e internos e deixar a sutil voz do Senhor entrar em nosso coração.
   Mas, em quais momentos podemos favorecer o silêncio? Pode ser antes do início da Celebração, no ato penitencial, após a leitura do Evangelho e da Homilia/Reflexão, após a Comunhão. Já dizia um autor desconhecido “o dom da palavra é lindo, mas o do silêncio é perfeito”. E então, o que tem a ver silêncio com animação? O silêncio também é algo animado, no melhor sentido da palavra, porque renova nosso espírito, nos dá vida, sopro de vida! Portanto, não pensemos que algo animado é somente algo barulhento, mas é também algo silencioso, sem ruídos. Assim, percebendo melhor a importância do silêncio, que possamos proporcionar espaços em que o silêncio seja frutuoso em nossas Celebrações, bem como todos os outros ritos que se complementam e nos ajudam a escutar e a responder a voz do Senhor.

Comentários