Mês das vocações: como viver a oração em família

Mês das vocações: como viver a oração em família

Mês de agosto é o mês do bom gosto. Mês das vocações. Felizes os que têm bom gosto de servir a Deus na vida religiosa consagrada, no sacerdócio ou nos ministérios e serviços da Igreja e ainda como cidadão de boa vontade empenhados na transformação da sociedade rumo a sua melhoria. Assim, de alguma forma, respondemos à grande vocação a qual todos somos chamados: viver de forma digna, humana e santa. 
(Imagem de Gerd Altmann por Pixabay)
"Em família há o desenvolvimento da fé"
Neste mês, dedicado às vocações, damos destaque a vocação familiar. A Semana Nacional da Família deste ano tem como tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” Js 24,15. Durante a semana da Família, cada noite teremos celebração preparada por uma Área Missionária ou Paróquia, pela página da Diocese de Roraima no Facebook. Acompanhe! Aproveite também este belo texto para sua reflexão.
_______________________


Neste tempo de pandemia, temos experimentado o sentido autêntico de sermos uma “Igreja Doméstica”, onde na convivência diária e com o auxílio dos canais de TVs católicas e principalmente das redes sociais, temos tido diversas oportunidades para estarmos em oração. São momentos de partilha diária do evangelho, recitação do Ângelus, Santa Missa, recitação do Terço e tantos outros momentos.
A Igreja, desde os tempos apostólicos, nasce com este compromisso missionário de ir ao encontro das pessoas e anunciar-lhes a Boa-Nova. Nos relatos dos Atos dos Apóstolos 2,42, encontramos: “Eram perseverantes no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. Devemos recordar que vivem um contexto de perseguição pelo Império Romano, e por isso fazem destes momentos algo sublime e com seriedade, fidelidade e desejo de demonstrar a profundidade da fé, mesmo diante do risco do martírio.
Nas casas, a Igreja, isto é, cada batizado, vai reencontrando as suas raízes, o seu significado, redescobrindo a importância e transformando realidades, edificando as relações, sustentando diante dos desafios e proporcionando o amadurecimento e o desenvolvimento da fé.
Sabendo que a oração tem sido uma constante neste momento de pandemia, muitos sentem a necessidade de encontrar um método pessoal, familiar para fazer as suas orações. Assim, apresentamos abaixo algumas dicas para realizar estes momentos em família.
  • Definir um horário para a oração, seja ela pessoal, em casal ou com toda a família. Deve ser um tempo mínimo de dez minutos, que pode ser aumentado, de acordo com sua intensidade de oração;
  • Colocar-se num instante de silêncio. É preciso desligar-se dos ruídos externos. Observe o ritmo da sua respiração; se desejar, feche os olhos, pode-se ainda colocar uma música que o ajude a encontrar esta paz;
  • Reze uma oração espontânea ou a que lhe seja de agrado, invocando o Espírito Santo.
  • Comece a oração agradecendo a Deus, pela vida, pela família, pelos dons, virtudes e tudo aquilo que há ao seu redor.
  • Sentindo-se na presença de Deus, apresentamos nossas necessidades, físicas e espirituais. Recordando principalmente das necessidades de todas as pessoas e não apenas das nossas.
  • Pode-se fazer a leitura dos textos bíblicos do dia (leituras, salmo, evangelho). Essas leituras não precisam ser feitas de forma apressada, mas pode ser pausada, observando, os versículos que lhe trazem conforto, esperança, paz.
  • Partilhe esta Palavra de Deus, de modo, que cada um acrescente o que entendeu. Estes momentos são fundamentais para acolher a presença de Deus, que fala através do outro;
  • É importante anotarmos aquilo que o Espírito Santo suscita na oração. São as “respostas de Deus” aos nossos pedidos e também atitudes que podemos assumir;
  • Reze as orações de costume: Pai-Nosso, Ave-Maria, Creio, Salve-Rainha, ou outras que você já costuma fazer.
  • Agradeça a Deus pelo momento em que puderam estar juntos.

Comentários