Contra o mal, as mulheres cristãs saem vitoriosas

Contra o mal, as mulheres cristãs saem vitoriosas

Santas Padroeiras do mês de Agosto

    Santa Clara nasceu em Assis, Itália, e inspirada na pobreza e radicalidade de São Francisco de Assis, resolveu abandonar sua vida entre os nobres para escolher a nobreza da pobreza.
(Imagem de gaudiumpress.org by Pinterest)
(Imagem de gaudiumpress.org by Pinterest)
Santa Clara de Assis
Desejosa de também imitar Cristo, quando tinha 18 anos foi ao encontro de Francisco, na Porciúncula, e teve seus cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Não demorou para que muitas outras jovens quisessem se juntar a ela, inclusive suas irmãs e sua mãe (de-pois de viúva), então fundou a Ordem das Irmãs Clarissas (século 13), que vivem de forma contemplativa.
    Perto do fim de sua vida, já enferma e nada podendo contra a sua fé na Eucaristia, pôde se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os homens violentos que desejavam invadir o convento de Assis e assistir à Celebração Eucarística sem precisar sair de seu leito. Comemoramos sua santidade no dia 11 de agosto, e na Diaconia, a Igreja que a homenageia está localizada na rua Santa Clara, 1261, bairro Cinturão Verde.


(Reprodução de Paulo Magalhães by Pinterest)
    O nome Nossa Senhora Rainha da Paz é uma alusão a um dos mistérios do rosário. Entre os Mistérios Gloriosos contemplamos Maria, que foi assunta aos céus e coroada como Rainha do Céu e da Terra. Uma forma de expressar a grandiosidade daquela que foi mãe e discípula de Jesus. Ela fulgura ao lado de Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado no seu ventre. 
    No livro do Apocalipse de São João ela é retratada ante o dragão horrendo, que é capaz de varrer, com sua cauda, a terça parte das estrelas do céu. Mas ante tamanha força do mal, ela se sobressai, vitoriosa!  No seu Filho Jesus as forças da morte nunca poderão prevalecer. A Igreja que a homenageia está na rua Francisco Inácio de Souza, 1742, Tancredo Neves, e festejamos seu dia em 22 de agosto.

Comentários