Exemplos de oração, trabalho e vida dedicada a Cristo

 Exemplos de oração, trabalho e vida dedicada a Cristo
Santos Padroeiros do mês de Julho
Por David Lemos

   Neste mês, mais duas comunidades da nossa Diaconia celebram seus padroeiros. São Bento, no bairro Liberdade, dia 11, e São Cristóvão, bairro Asa Branca, dia 25. Possivelmente não teremos celebrações presenciais como já estamos acostumados, mas é importante que conheçamos um pouco da história desses santos e reflitamos sobre suas vivências e exemplos de vida de fé.
Imagem de portaloracao.com/oracao-de-sao-bento
by Pinterest
   São Bento nasceu em Núrsia, Itália, em 480 e faleceu em 547. Era filho de uma nobre família romana e irmão gêmeo de Escolástica, que também se torna-ria santa; desde criança já se dedi-cava à oração. Estudou em Núrsia e depois foi para Roma estudar filosofia e retórica. Desiludiu-se com a decadência moral daquela cidade e resolveu retirar-se para uma vida de oração, estudos, silêncio e sacrifício. Passou a viver em uma gruta de difícil acesso no monte Subíaco, onde se isolou por três anos (não recebia visitas e era alimentado por um eremita). Descoberto por pastores, Bento passou a receber visitas de pessoas que buscavam conselhos e orações, além da intenção de se tornarem seus discípulos.
   Foi aclamado Abade de um convento, mas lá Bento descobriu que a vida que os monges mantinham não correspondia a como deveria ser o seguimento de Cristo. E ao colocar em prática seus costumes e rígida liderança, gera entre os monges uma antipatia por ele, que tentam matá-lo envenenado. Decide retomar a vida de eremita. Mas muitos discípulos passaram a segui-lo, então Bento fundou doze mosteiros. Foi assim que ele começou a organizar a vida monástica comuni-tária, mediante a adoção da “Regra de São Bento” (“Regula Sancti Benedicti”), cujo lema principal era “Ora et labora” (oração e trabalho).
   Após outra tentativa de assassinato e perseguições, Bento vai para o Monte Cassino, Itália, onde prega o Evangelho e realiza inúmeros milagres, e com isso converte muitas pessoas. Neste lugar, o povo constrói dois conventos, que originam o grande mosteiro de Monte Cassino, criado em 529. Surge a Ordem de São Bento, de onde sairiam inúmeros papas, centenas de bispos e santos canonizados. A canonização de Bento ocorre em 1220 e a devoção ao santo se espalhou pelo mundo todo, fazendo dele um dos padroeiros da Europa.
Imagem de The Archconfraternity
aihmary.com
   São Cristóvão, também muito venerado no mundo inteiro, é considerado o santo padroeiro dos motoristas e viajantes. Mesmo com poucos registros de sua história, sabe-se que nasceu em Canaã, no século III, primogênito de um rei cananeu; seu nome de batismo era Réprobo. Diz-se que era muito forte e vigoroso, alto como um gigante, por isso se tornou um guerreiro indomável. Tinha como ambição servir a um rei que fosse muito poderoso. E quando se deu conta de que seu rei não era tão forte assim, saiu em busca de outro rei para servi-lo.
     Passa a servir outro importante rei, porém percebeu que este fazia o sinal da cruz diante qualquer menção ao demônio. Com isso, Réprobo percebeu que o demônio seria o mais poderoso e o procurou. Ao encontrá-lo também se desiludiu, pois viu que Satanás se afastava da cruz todas as vezes que se aproximava de uma. E ao saber que se tratava do símbolo de Jesus Cristo, Réprobo conclui que este seria o mais poderoso de todos, logo começa a procurá-lo. Encontra um eremita, que o batiza e o orienta que, para encontrar Cristo, deveria ser caridoso e orante, dentre outras práticas. Então, já convertido, por ser forte e alto, passa a ajudar os viajantes a atravessar um rio.
    Um dia, ao atravessar um menino, tarefa que seria bem fácil, Réprobo percebeu que quanto mais avançava na travessia, mais a criança ficava pesada. Ao fim, comentou que parecia ter carregado o mundo nos ombros, então o menino lhe respondeu que não somente carregara o mundo, mas também seu criador. Assim Jesus se manifesta a Réprobo, que muda seu nome para “Cristóvão”, que significa "O condutor de Cristo", e passa, então, a ser seu apóstolo. Ele pregou em Lícia, converteu muitos e ajudou os cristãos persegui-dos. Por essa prática foi preso, e por não renegar sua fé, foi martirizado no ano 250. Com o exemplo de Cristóvão surgem muitos devotos pelo mundo inteiro. Que São Bento e São Cristóvão roguem por nós!

Comentários