Fé, Esperança e Amor!

   Por Lúcia Brito - Catequista
   Amados irmãos, PAZ E BEM! 
Temos que ter FÉ, ESPERANÇA e AMOR.
Imagem de Gratispng
  A reflexão que vivemos nesta Quaresma de 2020 não foi/é somente para os cristãos. Estamos todos na mesma situação, sem “rótulos”. Com a pandemia de Covid 19, descobrimos que a vida é frágil e breve. De que nos valem os nossos bens materiais sem saúde? Não somos imortais. Nossa reflexão quaresmal iniciou fazendo-nos a lembrança de Gênesis 3, 19 “somos pó e ao pó voltaremos”. Tudo passa e só DEUS é eterno. 

  No entanto, não podemos perder a fé. O Senhor está conosco e vamos passar por isso. As igrejas (templos/construções) estão vazias, mas nós somos a Igreja viva e não estamos vazios. E agora “é tempo de ser Igreja”, de ficar junto na oração, mesmo ficando em casa. As orações atravessam fronteiras. Não estamos em férias e em casa podemos aproveitar para realizar a catequese familiar. Quando esta tribulação passar, veremos muitos convertidos, muitos filhos “pródigos” voltando alegres aos braços do Pai. Lembre-se de que não fomos você e eu, mas toda a humanidade foi convidada a rever o que é “essencial” para a vida. Ficamos sem futebol, sem aulas, sem trabalho, sem compras, sem passeios, porém não podemos ficar sem FÉ, ESPERANÇA e AMOR. Revisitemos o texto de I Coríntios 13 e, com a ajuda de São Paulo, vamos descobrir o que é essencial à VIDA. 
  Também não podemos pensar que a “pandemia foi/é um castigo”. Deus não nos envia o mal. Ele nos encoraja como encorajou a Moisés, Jeremias, Maria e tantos outros nos tempos bíblicos. Deus continua a nos dizer: “Coragem! Não tenha medo!” porque sabe que somos atribulados de várias formas. Não podemos desanimar. É momento de tirar os olhos de tudo o que não é essencial. Nossa fé não é medida em tempos fáceis, mas nos tempos difíceis. Você conhece a história de Jó e as dores de Maria. 
  Neste período de recolhimento, não use palavras negativas. Cuidado sim! Medo não! Chegou a hora de mostrar a nossa fé verdadeira em família a partir do versículo de Atos 16, 31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família”. A família deve ser o nosso complemento; a base da sociedade. É através da família que somos um indivíduo reconhecido e amado, e não apenas um número, um RG, um CPF. Em família devemos fazer a experiência de amar e ser amado. 
  Se você observou com clareza, o que menos fazíamos era ficar em casa. Vivíamos dizendo: “Não tenho tempo!” e estávamos ocupados demais com estudo, trabalho, reuniões, compras... Quantas vezes dissemos que o domingo passou rápido demais e nem deu para aproveitar melhor a família? Então, fiquemos em casa cuidando, rezando, sem perder a , porque Deus “está no meio de nós”; sem perder a ESPERANÇA porque Deus nos diz; “Coragem” e sem perder o AMOR que é paciente “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Download do informativo completo aqui

Comentários