Primeiro Seminário Diocesano de Iniciação à Vida Cristã



ARGUMENTAÇÃO

Em 2009, a CNBB lançou o Ano Catequético com o tema Catequese, caminho para o discipulado e com o lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” de Lucas 24,32.35, ou seja, o lema já esclarece: encontro com Jesus, Palavra e Eucaristia. O texto-base reforça as propostas do DNC e DAp, principalmente no que se refere à Leitura Orante e ao desafio de “situar a Catequese no seio da Pastoral Orgânica e de Conjunto de modo que a dimensão bíblico-catequética esteja presente em todos os serviços pastorais como parte da ação evangelizadora”.
No mesmo ano, a CNBB lançou o estudo 97 intitulado Iniciação à Vida Cristã: um processo de inspiração catecumenal, em consonância com o DNC, DAp e a Missão Continental e o Projeto Nacional de Evangelização. O estudo relata a vivência catecumenal das primeiras comunidades e aponta para a necessidade de revalorização deste caminho de modo que o modelo inspirador do catecumenato seja conhecido e valorizado. O estudo apresenta os tempos, as celebrações. Há a flexibilidade de adaptações e itinerários especiais, respeitando-se as idades e a maturidade. Apresenta, ainda, a necessidade de envolvimento e formação de diferentes responsáveis dentro da comunidade:
agentes, animadores e catequistas (114). Ao final o estudo faz uma distinção: “queremos discípulos, não somente gente que faz cursinho. Agora, em assembleia, os Bispos aprovaram a transformação do estudo 97 em Documento 107, reiterando a necessidade da Iniciação à Vida Cristã.
A Coordenação Diocesana de Catequese tem como foco a formação de diferentes agentes, por isso os encontros formativos promovidos procuram envolver, pelo menos, catequese, liturgia e batismo. Estamos com uma equipe ampliada com 20 catequistas (que também exercem outras funções em suas respectivas comunidades). O motivo de uma equipe ser tão grande está justamente na formação, visto que já aconteceram formações simultâneas em municípios diferentes.
Pelas razões expostas, a coordenação anuncia o I SEMINÁRIO DIOCESANO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ com o envolvimento de todas as pastorais atendendo aos apelos bíblicos e dos documentos da CNBB.

Equipe Diocesana de Catequese 

Inscrição
On-line pelo endereço
https://goo.gl/forms/bG3lR9lXg79sSIkO2
Ou nas Secretarias:
Prelazia, Diaconia Missionária, A.M.S.R. Nonato e
Paróquia Nossa Senhora
Consolata

Objetivo Geral
Divulgar experiências concretas de
Iniciação à Vida Cristã (Fé anunciada,
fé celebrada e fé vivida).
Objetivos Específicos
 Motivar trabalho de integração
entre as pastorais/serviços no
processo de Iniciação à Vida
Cristã
 Planejar futuras ações para
Iniciação à vida Cristã em nossa
Diocese.

 Enviar confirmação de pagamen-to ou outras informações para:
catequesediocesanarr@gmail.com
99965-7914 ou 98114-3088 (whats)


Comentários