Confira 10 dicas para quem vai pela primeira vez na Cminhada ao Cantá




Este ano por coincidir com a Festa de São Francisco de Assis, patrono do Meio Ambiente nossa peregrinação será super especial! Teremos como tema o mesmo da Campanha da Fraternidade: «Fraternidade e Biomas Brasileiros», e o lema: “Cantando os louvores da criação”.
Nossa saída será às 23h do dia 04 de outubro, no Posto de combustível BR 401 com BR 432. Inscrições ocorrerão unicamente na secretaria da Diaconia Missionária, mediante a contribuição de R$ 10,00 que servirá de auxílio para a cobertura das despesas do evento, especialmente o transporte da volta. As Inscrições encerrarão dia 10 de setembro.

Mas antes de tudo isso precisamos tomar alguns cuidados com a nossa preparação física. Confira estas 10 das que preparamos para vocês:

ANTES DE COMEÇAR


1 - Prepare-se fisicamente



Não é preciso ser esportista ou “rato de academia” para fazer a caminhada, mas é necessário ter um mínimo de preparo físico. Caminhar por uma hora diariamente ajuda nessa preparação.

Se puder, nessas caminhadas, usar as tênis que vai calçar durante a caminhada, melhor ainda, pois os pés já vão se acostumar com eles, diminuindo a incidências de bolhas que surgem durante a jornada.

2 - Faça um check-up


via GIPHY
Procure seu médico e faça exames de rotina, principalmente do coração.
Caminhar todos os dias por muitos quilômetros requer que você esteja em dia com a saúde.

Também pode ser bom consultar ortopedistas, para ver o que fazer caso tenha dor nas pernas, e um dentista.

3 - Informe-se




via GIPHY

Pesquise o máximo que puder. Procure saber como surgiu a caminhada, qual é o tema e o lema deste ano.  Isso fará com que a mística da peregrinação seja mais bem aproveitada.

4 - Aprenda a viver com o essencial


via GIPHY

É extremamente recomendável levar o mínimo possível de roupas e itens pessoais na mochila, já que ela terá que ser carregada ao longo de toda a caminhada. O recomendável é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do peregrino. Além disso, viver com o essencial é um dos principais ensinamentos de São Francisco de Assis.

DURANTE O TRAJETO

5 - Chegue cedo


via GIPHY

Evite contratempos como mudanças de linhas de ônibus, ruas interditadas e trânsito pesado. Mas, para não chegar atrasado, adiante-se.

6 – Alimentação


via GIPHY

Vamos sair de madrugada. Então nada de exagerar na janta. De preferência para frutas e alimentos leve. Não invente: o seguro é comer o que já está acostumado. Na hora da caminhada, o estômago sofre com o nervosismo e a ansiedade. Respire fundo e pausadamente até passar. Atenção aos alimentos que vai levar consigo. De preferência para líquidos e frutas.

7- Hidrate-se


via GIPHY
Beba água quando tiver sede. Mas não exagere. O excesso de água no organismo provoca a perda de sódio, potássio e magnésio. E você já vai perder muitos destes minerais no suor.

8 - Respeite o seu limite



via GIPHY
Sentiu o cansaço? Pare e descanse, lembre-se não se trata de uma corrida. Caminhe dentro do seu limite.

9 - Curta a caminhada


via GIPHY
Caminhe com calma e confira no trajeto oficial onde estão os postos de hidratação. E aguente até chegar em um por um. Nesta hora você pode descansar e recuperar o fôlego para o restante do percurso. À medida que o peregrino avança nos quilômetros percorridos, a vontade de chegar só aumenta. Tente evitar a ansiedade, pois ela torna a etapa mais longa e cansativa. Lembre-se que o Caminho é também um grande exercício espiritual.

10 - Caminhe sozinho em alguns momentos 


via GIPHY

Caminhar sozinho permite que o peregrino conheça mais sobre si mesmo. Além disso, com a mente livre, sem os ruídos do cotidiano, abre-se caminho para o resgate de antigas lembranças, quase apagadas da memória.




Edição:

Malone Rodrigues, OFM

Comentários