Ele disse: "Maria é só uma mulher!"


Não sei bem como começou, mas ele disse com um jeito debochado; “Maria é só uma mulher, foi a mãe de Jesus é só, e nós não adoramos ela como vocês...” – eu não queria me meter em um diálogo do qual não havia sido convidado, pois estava ali como um ouvinte obrigado, já que eles falavam em um tom tão alto que quase todos naquela sala podiam escutar a sua conversa. Enquanto voltava para casa pensava em sua fala, que me inquietava o coração. Acredito que se eu estivesse na conversa diria a ele: Maria não é só uma mulher, nenhuma mulher é “só uma mulher”. Maria é aquela que todas as gerações chamarão de Bem-aventurada, pois o Senhor fez maravilhas nela. Por meio dela o Espirito Santo trouxe a toda humanidade o Cristo! Desde o princípio a vida humana só é possível por meio de um ventre de uma mulher.  Na mulher que se faz mãe, esposa, trabalhadora, lutadora, sofredora, mas que com a sua beleza e força não desiste de lutar pelos seus sonhos sem nunca deixar aqueles que ama. Uma mulher nunca é “só uma mulher!”.
Foi só a mãe de Jesus? Eu queria ter perguntado, e a tua mãe, foi só uma mãe? Não carrega consigo as lembranças de tua mãe fazendo o impossível para te alimentar, proteger e instruir? Não negamos a figura paterna, mas é mãe que desde o primeiro choro nos conforta. É ela que vai nos dar o primeiro alimento e nos proteger nas primeiras horas de vida. Senhor se a tua mãe não é só uma mãe, como podes dizer que a mãe do Salvador foi só uma mãe!  Ela que aceitou ter um filho, sendo virgem e solteira em uma sociedade machista e perversa. Mesmo grávida, elas não deixou de fazer os seus serviços e cuidar dos seus. Quantos homens caem por terra com uma simples febre. Maria caminha ao lado do seu filho, da vida pública até a cruz. Só uma mãe é capaz de ir até as últimas consequências pelo amor aos seus.
Nós católicos não adoramos à Virgem Maria. O culto que lhe professamos não é adoração, posto que este corresponde unicamente a Deus. Os católicos veneram a Santa Maria, porque Ela é a mulher a quem Deus escolheu para que fora a Mãe de Cristo. Quer dizer, Maria não é uma pessoa qualquer, é a Mãe do próprio Deus. Como está escrito na Bíblia em Lucas 1,41: "E aconteceu que, assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, saltou de gozo o menino em seu seio, e Isabel ficou cheia de Espírito Santo; e exclamando com grande voz, disse: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de seu seio. »"
A virgem Maria é intercessora, como nas bodas de Canaã, ela intercede em prol daquele casal e hoje, como sempre intercederá pela Diaconia Missionária. Que das suas 20 comunidades, 10 levam como título a Virgem Maria. Que N. Sra. Das Graças derrame sobre a Diaconia suas bênçãos, que N. Sra. do Rosário nos ajude por meio da oração sermos fiéis ao projeto de Jesus Cristo, que na sua Imaculada conceição nos recorda a presença de Deus em nossa história. Que N. Sra. do Socorro venha em nosso favor nos momentos de aflição, e que N. Sra. das Dores nos conforte diante dos sofrimentos deste mundo. Que nossa Sra. Rainha da Paz interceda por todo nosso mundo, que passa por momentos de conflitos ao qual uma terceira guerra mundial parece eminente. Sejamos nós, inspirados em N. Sra. do Migrantes, a acolher todos os refugiados em nosso meio. Que a Virgem que é de Fatima, de Lourdes, Guadalupe e também Aparecida possa nos conduzir sempre no seguimento humilde e fiel a Jesus Cristo.

Frei Malone Rodrigues

Comentários